O que são as simbioses industriais?

//O que são as simbioses industriais?
O que são as simbioses industriais? 2018-06-05T16:05:54+00:00

Nos anos 80 a possibilidade da existência de “ecossistemas industriais” foi operacionalmente comprovada. Foram estabelecidas algumas redes de empresas de diferentes indústrias através da partilha de recursos de forma eficiente, onde o consumo de energia e materiais é otimizado e os efluentes de um determinado processo servem de matéria-prima para outros processos. O exemplo emblemático é o de Kalundborg, na Dinamarca.

Atualmente, o termo simbioses industriais (SI) é definido como uma forma de “explorar indústrias tradicionalmente separadas numa abordagem coletiva para atingir vantagens competitivas envolvendo a troca física de materiais, energia, água e resíduos”. A chave para as SI é a colaboração e as possibilidades sinérgicas oferecidas pela proximidade geográfica. Na base do conceito de SI está uma relação mutuamente benéfica entre empresas integrantes de um determinado ecossistema industrial, normalmente, quando uma empresa utiliza os resíduos produzidos por outra como matéria-prima nos seus processos produtivos.

Apesar dos benefícios decorrentes do estabelecimento de SI, o potencial de SI ainda não é aproveitado, porque é fácil para as empresas aceder a matérias-primas de baixo custo e porque existem entraves legais e administrativos que dificultam a utilização de resíduos em processos industriais.

Com vista a combater estes bloqueios a Lipor e a Área Metropolitana do Porto estão a colocar em prática o conceito de SI no portal SymbiOPOrto que se constitui como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento económico, de inovação e eficiência no uso de recursos na região.