O portal

O portal 2018-06-18T12:04:44+00:00

O portal SymbiOPOrto é uma ferramenta online de identificação e promoção de simbioses industriais (SI) na Área Metropolitana do Porto (AMP) que tem por objetivo concretizar a transação de resíduos entre as empresas desta área geográfica. Ao possibilitar a combinação de fluxos de resíduos industriais, a plataforma cria novas oportunidades de produto e de receitas, induzindo a transição para uma economia circular e o estabelecimento de simbioses industriais.

Informação disponível para as empresas registadas no portal:

  • tipos de fluxos de resíduos existentes na AMP tendo em conta as empresas registadas

  • localização e quantidade dos resíduos

  • exemplos de gestão eficiente de resíduos em indústria

  • informação sobre o potencial de troca de resíduos

O portal SymbiOPOrto, operacionalizado no âmbito do projeto AMP URBINOV é da responsabilidade da LIPOR e da Área Metropolitana do Porto. Financiado pelo Programa Norte 2020, o projeto AMP URBINOV pretende sensibilizar as empresas da Área Metropolitana do Porto para a inovação aberta, economia circular, simbioses industriais e novos paradigmas no desenvolvimento económico dos territórios.

O portal SymbiOPOrto pretende ser um dos motores da promoção do uso eficiente dos recursos entre as empresas da AMP, contribuindo para a identificação de potenciais parceiros regionais e para o estabelecimento de redes de simbioses industriais. Para usufruir das vantagens do portal, as empresas da AMP só precisam de fazer o registo.

REGISTAR EMPRESA

Os resíduos na AMP

Na AMP, tal como se observa no resto do país, a eficiência no consumo de materiais e na valorização de resíduos estão ainda distantes da média europeia.

Quase metade dos recursos materiais consumidos na AMP (43%) é absorvida pelas empresas como consumo não produtivo, isto é, materiais consumidos que não resultam diretamente em produtos. Destes, a areia e o cimento totalizam cerca de 49%, a madeira 17% e os combustíveis 11%. Os setores que mais contribuem para a acumulação de materiais são a indústria extrativa, indústrias da madeira e cortiça, construção e fabrico de produtos minerais não metálicos.

Aproximadamente metade de todos os resíduos recolhidos indiferenciadamente na AMP são destinados a valorização energética. Os resíduos recolhidos seletivamente são maioritariamente alvo de valorização multimaterial.